Curiosidades Religiosas

Confira os detalhes marcantes da JMJ 2016

Alegria, oração e principalmente a fé levaram peregrinos do mundo todo a marcar presença na 31° Jornada Mundial da Juventude, a JMJ2016, entre os dias 27 e 31 de julho, na cidade de Cracóvia, Polônia.

Foram cerca de 2,5 milhões de fiéis envolvidos, 900 bispos de diversos países e a contribuição de cerca de 20 mil voluntários, que receberam, pessoalmente, o agradecimento do Papa Francisco.

Essa foi a segunda vez que a Polônia recebeu a jornada católica, local especial porque é o país de nascimento do Papa João Paulo II, fundador da JMJ. A ocasião tornou-se ainda mais especial, pois estamos no ano da misericórdia e a Cracóvia é conhecida no mundo todo como o centro de devoção à Divina Misericórdia.

Uma novidade da JMJ 2016 foi que pela primeira vez houve uma catequese totalmente em português. Ela foi presidida pelo cardeal brasileiro e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Com o lema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mt 5:7)”, a JMJ da Polônia recebeu o papa Francisco por cinco dias, conduzindo as celebrações da Missa de Início, a Via Sacra, a Vigília no Campus Misericórdia e a Missa de Envio. Além disso, o pontífice fez visitas ao Santuário Nacional Mariano Jasna Góra, às irmãs do Convento da Apresentação, ao centro de concentração nazista Auschwitz-Birkenau e muitos outros.

Para o Papa Francisco, os jovens que participaram da JMJ na Cracóvia deram um sinal de fraternidade. “Uma nova geração de jovens, iniciadores e continuadores da peregrinação iniciada por São João Paulo II, deram a resposta aos desafios de hoje, deram um sinal de esperança e este sinal chama-se fraternidade”.

JMJ 2016 e a Tecnologia

A inovação dos termos utilizados pelo Papa Francisco durante o seu discurso chamaram atenção. Ele aproveitou a grande interação de jovens com a tecnologia atual e referiu-se a ela para atingir a juventude.

Leia Também   A história e o significado da Cruz Cristã

Entre suas falas Francisco pediu: “Façam download do melhor link de todos, o do coração que vê e transmite bondade sem ficar cansado”, e também, “As orações devem estar em destaque nos “chats” da internet. A memória de Deus não é um “disco rígido” repleto de arquivos, mas um coração compassivo que quer ajudá-los a “deletar” o mal”.

Jornada Mundial da Juventude no Panamá

Na missa de encerramento da JMJ 2016, o papa Francisco anunciou a sede do próximo encontro com a juventude do mundo todo. “A providência divina, que sempre nos precede. Ela já decidiu onde será a próxima etapa desta grande peregrinação iniciada, em 1985, por São João Paulo II. Por isso, é com alegria que lhes anuncio que a próxima JMJ, depois das duas a nível diocesano, será realizada no Panamá, em 2019”.
Gostou da JMJ de 2016? Deixe nos comentários o que você achou da última Jornada Mundial da Juventude. Já estamos nos preparando para próxima.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque