Comunicação verbal e não verbal para Secretária Paroquial
Material Religioso

Comunicação Verbal e Não Verbal Para Secretária Paroquial

A secretária paroquial é peça importante na administração de todas as igrejas. Elas realizam não apenas as funções administrativas, mas também são verdadeiras missionárias quando olham para a comunidade e suas necessidades.

No entanto, para se tornarem profissionais de sucesso as Secretárias precisam investir em um ponto importante, a comunicação. Afinal, elas são as porta-vozes do pároco e de toda a comunidade.

Por isso, neste artigo decidimos falar mais sobre a comunicação verbal e a comunicação e não-verbal para as secretárias paroquiais.

Comunicação verbal e não verbal

Quando falamos em comunicação verbal, falamos basicamente de tudo o que comunicamos por meio de palavras pronunciadas. Já a comunicação não-verbal engloba também a linguagem corporal, postura, vestimenta e até mesmo a expressão facial.

Como é a secretária paroquial quem tem contato direto com os fiéis, é necessária que sua comunicação não-verbal receba uma atenção mais cuidadosa. Já que assim que recebe as pessoas, elas já enviam sinais que ajudarão no decorrer da conversa.

A importância da comunicação para a secretária paroquial

Por isso, a entonação, modo de falar, clareza com a qual expõe ideias, o cuidado com  a roupa escolhida, a capacidade de ouvir mais do que falar e o uso do timbre correto faz com que esses profissionais consigam acolher melhor os fiéis.

A secretária paroquial é o rosto da paróquia para a qual trabalha. Por isso, conseguirmos afirmar que ela é o cartão de visitas, a primeira na qual o indivíduo pensa quando tem alguma necessidade e busca ajuda ou orientação. A expressão corporal também é parte importante da comunicação não-verbal, já que ela determinará a maneira como as pessoas recebem essa comunicação.

Já ao que diz respeito à comunicação oral, é preciso que a secretária paroquial tenha atenção redobrada às normas da língua portuguesa e também a comunicação interna da igreja. Isso porque cabe a ela realizar a redação de muitos documentos, assim como atas e projetos.

Além disso, é comum que essas profissionais também enviem comunicados e cuidem do painel de aviso das igrejas. Por isso, elas precisam entender bem com quem conversam e ter uma comunicação simples e objetiva.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como as secretárias paroquiais trabalham? Então deixe um comentário no blog e continue navegando em nossas páginas para ter acesso a mais conteúdos sobre o tema. Aproveite também para acessar o site da SJO e adquirir nossos artigos religiosos.

 

Leia Também   Terços Católicos e Seus Significados

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque