Aprenda em nosso blog como rezar o terço da maneira correta
Curiosidades Religiosas

Como rezar o terço

Você é devoto de Nossa Senhora? Que tal professar sua fé e oferecer rosas para a Santa Mãe de Deus por meio de poderosas orações? Aprenda hoje como rezar o terço, um conjunto de orações que serve para meditarmos os principais mistérios da fé católica e presentearmos Maria com lindas flores!

O que é o terço?

Na Idade Média, o rosário foi criado como arma para combater a heresia ao redor do mundo. Mas, como ele é composto por 200 Ave-Marias e 20 mistérios, os populares achavam difícil essa forma de como rezar o terço. Por isso, com o passar dos tempos ele evoluiu e chegou ao formato de terço.

Consagrado por São Pio V, o terço representa a quarta parte de um rosário, sendo composto por uma cruz, que simboliza nossa profissão de fé, além das bolinhas, grandes e pequenas, que representam orações e mistérios.

Mistérios do terço

O terço é formado pelas orações do Credo, 6 Pai-Nosso e 53 Ave-Marias, dividido em quatro partes, contemplando 5 mistérios. Conheça cada um deles:

Segundas-feiras e sábados o terço é dedicado aos Mistérios da Alegria ou Gozosos.

Mistério 1: Anunciação do anjo a Maria;

Mistério 2: Visitação de Maria a Santa Isabel;

Mistério 3: Nascimento do Menino Jesus;

Mistério 4: Apresentação de Jesus no Templo;

Mistério 5: Perda e encontro de Jesus.

Terças e sextas-feiras o terço é dedicado aos Mistérios da Dor ou Dolorosos.

Mistério 1: Oração e agonia de Jesus no Getsêmani;

Mistério 2: Flagelação de Cristo;

Mistério 3: A coroação de espinhos;

Mistério 4: A subida ao Calvário;

Mistério 5: A morte na cruz.

Quartas-feiras e domingos o terço é dedicado ao Mistérios da Glória ou Gloriosos.

Mistério 1: Ressurreição do Senhor;

Leia Também   Significado do Catecismo Católico

Mistério 2: Ascensão de Jesus;

Mistério 3: Pentecostes – A vinda do Espírito sobre Maria e os Apóstolos;

Mistério 4: Maria assunta aos céus;

Mistério 5: Maria coroada Rainha dos anjos e santos;

Quintas-feiras o terço é dedicado ao Mistérios da Luz ou Luminosos.

Mistério 1: Batismo de Jesus no rio Jordão;

Mistério 2: Milagre de Jesus nas bodas de Caná;

Mistério 3: Anúncio do Reino de Deus com um convite à conversão;

Mistério 4: Transfiguração do Senhor;

Mistério 5: Instituição da Eucaristia.

Passo a passo para rezar o terço

Passo 1: Ao rezar o terço comece com o sinal da cruz.

Passo 2: Pegue a cruz do terço e inicie a oração do Creio em Deus Pai.

“Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém”.

Passo 3: Reze um Pai-Nosso.

“Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje e perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai do mal. Amém”.

Leia Também   Qual o significado das correntes para consagração a Virgem Maria?

Passo 4: Reze três Ave-Marias.

“Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.

Passo 5: Reze Glória ao Pai.

“Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém”.

Passo 6: Reze a Jaculatória.

“Óh meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

Passo 7: Comece a contemplação do primeiro mistério referente ao dia de realização do terço.

Passo 8: Reze 10 Ave-Marias.

Passo 9: Ao terminar as Ave-Marias referente ao mistério, reze o Glória, a Jaculatória e em seguida um Pai-Nosso. Repita o processo até o final dos mistérios.

Passo 10: Faça o agradecimento do terço.

“Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para vos suplicar vos saudamos com uma Salve-Rainha”.

Passo 11: Finalize o terço com rezando a Salve-Rainha.

“Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém”.

Leia Também   Como rezar o terço de São Miguel Arcanjo

Viu como é simples rezar o terço? Quanto mais repetições, mais rápido você decora o processo para entregar rosas a Mãe de Deus. Existem terços para noivas, para eucaristia e outras ocasiões. Garanta o seu e professe sua fé!

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque