Como organizar um curso de noivos
Casamento Religioso

Como Organizar Um Curso De Noivos

O sacramento do casamento é o momento em que dois cristãos edificam sua família no amor que vem de Deus. Por isso, deve ser assumido de forma livre e consciente, buscando a fecundidade e os ensinamentos de Cristo na construção de uma nova família.   

Para assumir esse compromisso, os noivos precisam estar preparados para essa mudança. Dessa forma, o curso de noivos ajuda-os a entender melhor sobre os próximos passos a serem dados na vida a três: Homem, Mulher e Deus.

Busque casais da Pastoral Familiar para ajudar

Uma das maneiras de mostrar aos novos casais como as famílias em Deus são estruturadas é levando membros da comunidade católica que ajudem esses dois jovens a entenderem melhor como será a nova dinâmica da família. Eles podem ministrar palestras sobre temas diversos, como criação de filhos, planejamento familiar, entre outros, ou realizar dinâmicas de grupos que auxiliem o entendimento das informações a serem passadas.

O curso de noivos serve também para que o casal tire algum tempo para si, que deixem de lado os preparativos da cerimônia enquanto se identificam como duas pessoas prestes a assumir um importante sacramento. Com certeza os casais que saírem do curso que você montou, terão mais chances de dialogar sobre temas expostos e que, muitas vezes, sequer passaram pelas suas cabeças.

Busque profissionais com olhar crítico

Muitas paróquias brasileiras já entenderam a necessidade de trazer para o curso de noivos pessoas que tenham embasamento profissional para lidar com ideais essenciais na vida desta nova família. Entre as opções, estão as psicólogas, que ajudam os casais a entenderem a necessidade de dialogar, dividir as tarefas e compreender que os dois se uniram na vontade de permanecer juntos no amor.

Faça um planejamento do curso de noivos

Agora que você já sabe o que o curso de noivos terá, é hora de criar um planejamento dos dias e tempo de cada uma das atividades escolhidas. Não há regras únicas para esse quesito. Algumas paróquias oferecem o curso em um final de semana, outras preferem comprometer apenas um dia, como o sábado ou o domingo.

O mais comum é que ele seja ministrado do período da manhã até o fim da tarde, por isso lembre-se de reservar uma hora para o almoço ou ofereça um lanche que ajude os noivos e os participantes a continuarem o curso.

Agora que você já sabe como montar um curso de noivos, aproveite para conhecer 20 músicas católicas emocionais para casamento e ajude os noivos também na hora da cerimônia.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Saquinhos de Organza Para Chinelos de Casamento: Conheça os Modelos!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque