como organizar um curso de batismo
Material Religioso

Como Organizar um Curso de Batismo

O batismo é tradição da Igreja Católica e a porta de entrada para a vida que segue todos os preceitos do cristianismo. Esse sacramento torna a pessoa um filho de Deus, discípulo de Cristo e membro da Igreja.

Para realizar a cerimônia, as secretárias paroquiais precisam saber como organizar um curso de batismo, realizado em grande parte nas paróquias e realizado pelos pais e padrinhos. Veja como organizar!

Tenha um calendário de batismo

Para saber como organizar um curso de batismo, as secretárias paroquiais precisam ter em mente que para cada festividade é necessário ter um calendário. Essa atitude evita contratempos, agendamentos de festividades na mesma data, entre outras eventualidades.

Converse com o Padre da Igreja e com os demais responsáveis por realizar o curso de batismo e verifique se todos estarão disponíveis nos horários e datas especificadas.

Entregue folders com a relação de documentos necessários

A entrega de documentos é o segundo passo para realizar a inscrição do curso de batismo. Para tornar esse processo mais rápido — e também para evitar falhas — a secretária paroquial pode entregar panfletos com a relação de todos os documentos que são necessários.

Os pais precisam entregar a cópia do RG e a Certidão de Nascimento da criança. Os padrinhos, por sua vez, deverão entregar a cópia da Certidão de Batismo. Se for um casal, apenas a Certidão de Casamento Religioso é necessária. Além disso, é preciso pagar uma taxa referente às despesas e custos, avise com antecedência à família sobre o prazo de pagamento.

Informe à família sobre a possibilidade de fotos e filmagens

Para saber como organizar um curso de batismo, é preciso atentar-se também a alguns detalhes, como a contração de um profissional de fotos e filmagem para eternizar esse grande momento. Além disso, é preciso saber se a família entregará lembrancinhas de batizado aos convidados no dia da cerimônia e se a Igreja exige que a criança esteja vestida de branco — como rege a tradição.

Dessa forma, é possível organizar a Igreja para acolher todas as lembrancinhas, indicar o melhor lugar para o cinefrafista ficar, entre outros detalhes. Todos esses pontos precisam ser alinhados antes do batismo, para que, assim, ele ocorra de forma tranquila e com muito amor e fé.

Agora que você já sabe como organizar um curso de batismo, aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre A celebração do batismo na Igreja Católica.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   4 embalagens de lembrancinhas para vender na sua loja

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque