Aprenda com a SJO como montar presépio de Natal
Artigos Religiosos

Como Montar um Presépio de Natal

Assim como o casamento, um dos principais costumes do fiel católico ao longo da vida é montar o presépio de Natal. Mas qual é a data certa para começar e terminar a montagem? Quais são os significados? Como montar um presépio de Natal? Confira hoje, aqui na SJO.

Significados do presépio de Natal

Remetendo à união da Sagrada Família no momento de nascimento do menino Jesus, o presépio simboliza um dos atos mais belos dos milagres de Deus, a vinda de seu filho a terra, como ser humano, para salvar todos nós.

A palavra presépio vem do latim Praesaepe, que significa estábulo, local de nascimento de Jesus. Cada peça tem um significado especial, sendo que elas foram criadas pelas mãos sagradas de São Francisco de Assis. Se você quer conhecer tudo sobre os simbolismos do presépio, clique no link e leia nosso artigo.

Quando montar e desmontar o presépio de Natal?

Essa é uma das dúvidas mais comuns dos fiéis católicos ao montar o presépio de Natal. O início do tempo do Advento também marca a montagem das peças que representam o nascimento de Jesus. Ele deve ser montado logo no primeiro domingo do advento, mas atenção, a imagem do Menino Jesus só deve ser colocada no presépio bem próximo ao Natal, de preferência perto da Missa do Galo.

Como conta a palavra de Deus, Baltasar, Gaspar e Belchior, os três Reis Magos, levaram alguns presentes para Jesus, dentre eles: ouro, incenso e mirra. Até hoje esse fato é louvado, tanto que a desmontagem do presépio é feita no dia 6 de janeiro, quando comemoramos o Dia de Reis. Agora aprenda como montar o seu presépio de Natal.

Como montar o seu presépio de Natal

O primeiro passo é acessar o site da SJO e escolher um presépio para você;

O segundo passo é identificar o melhor local da casa para montar o presépio, seja em cima de um móvel, na mesa de jantar, no altar ou até mesmo no chão, para o caso dos presépios externos com peças grandes;

O terceiro passo é montar o cenário. Por se tratar de um estábulo, você pode colocar palha em volta das imagens, montar uma pequena cerca, ornamentar o ambiente com papel celofane, laguinho artificial, etc. Aqui o que vale é a sua criatividade.

O quarto e mais importante passo é colocar as imagens do presépio, exceto com a presença do menino Jesus, que aguardará a chegada do Natal. Coloque José e Maria próximos um do outro, com os reis magos à espera, o anjo abençoando e os animais um pouco afastados.

Pronto! Viu só como é fácil montar o seu presépio de Natal? Envolva as crianças, passe essa tradição para a próxima geração e deixe a magia do Natal contagiar sua casa!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em nossas redes sociais, aproveite e cadastre o seu e-mail no campo destacado da página para receber dicas, conteúdos e promoções em primeira mão.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   2 Feiras de Vendas de Produtos Católicos Que Todo Dono de Loja de Varejo Deveria Conhecer

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque