Curiosidades Religiosas

Como ler, estudar e compreender a Bíblia?

A Bíblia é o elemento-chave na caminhada do cristão. Seu conjunto de livros, divididos entre antigo e novo testamento, dão base para conhecer a Deus, seus ensinamentos, a vinda de Jesus Cristo e a pregação do amor que ele deixou.

Por ser tão importante assim, requer interesse, motivação e fé. Tudo isso deve vir de você para que consiga compreender a bíblia.

Dicas para ler e compreender a Bíblia

Se você já começou a ler a Bíblia e parou várias vezes, seja por motivos de desânimo, porque não entendeu a linguagem ou porque achou muito longa, nós traçamos um plano de leitura para que você consiga ler, estudar e compreender a palavra do Senhor.

Leia várias vezes

Leia e releia as passagens. O jeito mais fácil de compreender as mensagens e a linguagem utilizada no texto é a prática constante. Ler a passagem várias vezes possibilita maior familiaridade para as próximas leituras.

Tenha disciplina

Se possível, defina horário, período e local para realizar suas leituras. Isso faz com que você se acostume que aquele momento é dedicado para estudar as escrituras e, com o tempo, se tornará um hábito e até fará falta nos dias em que você não puder cumprir essa programação.

Conheça o tipo do texto

Para isso, se você ainda não tem muita familiaridade com a Bíblia, use e abuse da pesquisa. As narrativas na Bíblia se alteram em profecias, mandamentos, parábolas do novo e antigo testamento. Você deve conhecer do que se trata cada um deles, para começar a reconhecê-los com facilidade.

Traga para sua realidade

A palavra de Deus é atemporal. Por isso, traga a interpretação para os dias de hoje, fazendo o entendimento do contexto de cada passagem ser bem mais fácil. Se pergunte coisas como usar isso em minha vida diária? O que aprendi? Como posso aplicar isso hoje?

Leia Também   Como rezar o terço

Procure auxílio em outras passagens

Um jeito bom para sanar dúvidas é ler outras passagens parecidas. O evangelho, por exemplo, foi escrito por quatro evangelistas, João, Marcos, Lucas e Mateus, e todos eles contam a trajetória de Jesus Cristo. Se você está lendo alguma passagem em Lucas, mas ainda não entendeu completamente, busque-a em Mateus. Ele poderá explicar a mesma passagem, porém de uma forma que você entenda melhor.

Faça anotações

Muitas pessoas têm mais facilidade de compreensão quando elas anotam tópicos importantes e observações sobre o texto. Anote também dúvidas para depois poder pesquisar ou questionar um padre, um estudioso, etc. Essas anotações também podem te ajudar para consultas futuras.
Siga esses passos e comece sua leitura! Se tiver alguma dúvida, conte com a gente! Não deixe de nos contar aqui nos comentários se você gostou desse artigo!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque