Como fazer uma ata de reunião de Igreja
Material Religioso

Como Fazer Uma Ata De Reunião De Igreja?

As igrejas que possuem uma secretaria ou Conselho Paroquial Pastoral realizam reuniões que buscam melhorar a organização da paróquia, definir o calendário anual de todas as ações a serem realizadas, além de deliberações acerca das melhorias a serem feitas na igreja e na comunidade.

Durante todos esses encontros são criadas atas, que servem para documentar tudo o que foi debatido e deliberado. No entanto, nem todos sabem como fazer uma ata de reunião de igreja.  

Saiba como fazer uma ata de reunião da igreja

Antigamente, as atas de reuniões das igrejas eram feitas em um livro, normalmente com capa dura, que mais tarde era transformado em arquivo e organizado dentro da paróquia para consulta ou simplesmente como item administrativo.

Atualmente, algumas igrejas ainda realizam as atas manualmente, mas há também aquelas que realizam arquivos digitais, que podem ser salvos no próprio computador ou impressos e guardados em arquivos ou pastas.

Quando se deve preencher uma ata de reunião

Faz-se necessário sempre que houver a reunião de um conselho, grupo de jovens, reunião de membros, Conselho Paroquial Pastoral ou até mesmo da administração ou tesouraria. Dessa maneira, fica garantido que todas as informações passadas, assim como decisões tomadas, sejam documentadas, evitando que haja confusões futuras ou até mesmo para sanar as dúvidas de alguém que participou da reunião.  

O que deve conter em uma ata de reunião de igreja

As primeiras informações a serem preenchidas na ata de reunião são o local onde ela está sendo realizada, o nome da paróquia, dia, horário, qual reunião está sendo realizada e nome e cargo de todos os presentes.  

Depois, pode-se pontuar todos os tópicos debatidos, seguidos das especificações de cada um. Por exemplo, se a reunião for sobre a construção de uma nova secretaria, deve-se colocar ali a necessidade do espaço, qual a sua importância para a paróquia, se a decisão será tomada por votação, como ela irá se realizar e como cada um votou (caso ela seja aberta).

Por fim, devem ser especificadas todas as decisões tomadas durante a reunião, assim como sua conclusão e próximos passos a serem tomados. Finalmente, um dos membros deve assinar a ata de reunião de igreja para que ela seja validada e anexada aos registros.

Agora que você já sabe como fazer uma ata de reunião de igreja, descubra também como cuidar das rotinas administrativas da Secretaria Paroquial.    

 

Leia Também   O Passo a Passo Para Planejar Um Batizado Católico

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque