Como conduzir um grupo de oração
Curiosidades Religiosas

Como Conduzir um Grupo de Oração?

As reuniões e os grupos de oração têm como principal finalidade a adoração e a atenção dedicada a Deus. Além disso, o grupo de oração proporciona uma benção na vida de todos, seja para quem participa ou para quem o ministra, pois é o momento no qual vive-se em comunidade pela ação poderosa do Espírito Santo.

A preparação desse momento é um dos itens mais importantes. Por isso, reunimos ensinamentos importantes sobre como conduzir um grupo de oração e torná-lo acolhedor, com graça e sabedoria para entrar em comunhão com Deus.

Preparação da reunião

Para saber como conduzir um grupo de oração, é essencial ter organização e planejamento. A palavra de Deus afirma: “Não negligencies que está em ti (…) Põe nisto toda a diligência e empenho, de tal modo que se torne manifesto a todos o teu aproveitamento” (1 Timóteo 4, 14-15).

Portanto, é necessário dedicar esforço e carinho na preparação do grupo de oração, permitindo que o Espírito Santo possa interceder de acordo com a vontade do Pai.

Dessa forma, é preciso preparar o local de acordo com o número de pessoas confirmadas. Além disso, arrumar as cadeiras e depositar mensagens evangelizadoras em todas elas também é importante.

Existem três aspectos que são essenciais para saber como conduzir um grupo de oração. Veja quais são eles:

1. Intercessão

O primeiro deles diz respeito à intercessão. Ela auxilia no discernimento do núcleo por meio de palavras e moções dadas por Deus. Cabe ressaltar que a equipe intercessora não deve interferir de forma direta na preparação do grupo. Palavras, profecias ou moções devem ser encaminhadas ao coordenador do grupo.

2. Rhema

O Rhema — palavra falada — é o segundo aspecto essencial, que auxilia na preparação e ambientação da oração. Nesse caso, o núcleo de serviço recebe de Deus uma moção em forma de Rhema para nortear a oração.

Leia Também   A celebração do batismo na Igreja Católica

3. Oração antecedente

Minutos antes de dar início à oração em grupo, o dirigente principal, a equipe auxiliar e o ministério de música, se houver, precisam orar pelo ensinamento daquele dia. Deve-se iniciar com o Santo Terço, intercedendo por todas as pessoas que participarão, pelo próprio Grupo e suas equipes.

Esse é um momento importante em que se coloca à frente a Virgem Maria e reforça-se com a poderosa Oração de Intercessão que é o Santo Terço.

Grupo de Oração Carismático

Depois da Oração do Terço, inicia-se oficialmente o Grupo de Oração Carismático. Pode-se começar com o Ministério de Músico, caso haja. Cantos alegres e animados fazem com que os participantes deixem de lado o estresse e a correria do dia a dia. Além disso, o canto é o responsável por fazer as pessoas entrarem em sintonia e entenderem que todos ali são iguais e buscam Deus.

Depois dos louvores mais alegres, os cantos suaves motivam os fiéis a rezarem e suplicarem o Espírito Santo. Então, depois desses louvores, pode-se iniciar um momento de Oração breve e de entrega.

Pregação da Palavra de Deus: o papel do dirigente

O dirigente do grupo de oração é o responsável por introduzir os fiéis na presença de Deus. Ele deverá estar atento a todas as ações e reações da assembleia, bem como o modo como cantam, adoram e rezam.

Entre os pontos importantes de atenção, destacamos o de observar se a oração está decorrendo de forma satisfatória. Portanto, é necessário discernir o que está ocorrendo e o que fazer para melhorar a situação. Por isso, deve-se evitar as introduções demasiadamente longas, ordens que sejam incompreensíveis e fragmentação das moções.

Por fim, inicia-se a hora da Pregação da Palavra de Deus, nela é possível entrar em um profundo momento de oração, colocando os dons do Espírito Santo em comum.

Leia Também   Significado e Simbolismo do Presépio

Para saber como conduzir um grupo de oração, é extremamente necessário ter em mente que seguir a inspiração do Espírito Santo é muito importante. Apesar de ser necessário o planejamento, devemos permitir que Deus realize a Sua obra.

Agora que você já sabe as informações mais importantes de como conduzir um grupo de oração, aproveite a visita em nosso blog e Aprenda a fazer a Oração de Santo Expedito.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque