Casamento Religioso

Diferenças entre o casamento civil e na igreja católica

A decisão de se casar e começar uma nova família ao lado da pessoa amada é um passo grandioso, que trará significativas transformações tanto na vida social como na religiosa. Contudo, diante dos novos costumes, algumas pessoas sentem dificuldade em entender as disparidades entre a união legal e religiosa e não conseguem captar o verdadeiro significado de cada uma dessas celebrações.

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, veja aqui quais sãos as diferenças entre o casamento civil e na igreja católica, saiba quais são as consequências de cada uma e descubra qual é a importância dessas cerimônias!

O significado do casamento civil

Simplificando a tradução do significado do casamento civil, podemos entendê-lo como um contrato sobre bens. Assim, ao fazer este tipo de união, o casal cria direito e deveres sobre seus bens e possíveis negócios, diante de situações como o divórcio ou até o falecimento de um dos cônjuges.

Atualmente, a legislação brasileira já garante os mesmos direitos para aqueles que comprovam um união estável, a diferença é que ao celebrar o casamento, os noivos mudam o seu estado civil para casados enquanto na união civil eles permanecem como solteiros, pois não é um ato formalizado.

O sacramento do matrimônio

Se o casamento civil está mais relacionado à assinatura de um compromisso legal, em que ficam registrados os direitos e deveres dos noivos perante a Lei, o casamento na Igreja Católica é um ato de amor e fé.

Aquele casal que está disposto a assumir perante Deus o desejo de construir uma nova família, o compromisso de ser fiel e honrar as leis de Deus está preparado para ser abençoado pelo sacramento do matrimônio.

Ainda que seja uma tradição realizar uma cerimônia exuberante, rica em detalhes e enfeites, isso não é o essencial para a validade do casamento católico. Para a Igreja, basta que os pretendentes passem por um processo documental padrão, feito com antecedência e uma entrevista prévia. No dia da cerimônia, é preciso apenas da presença dos noivos, do sacerdote da igreja e de duas testemunhas para concretizar o matrimônio. Todo o resto fico por conta da vontade e do sonho de cada um.

Leia Também   O Cheklist do Casamento Religioso

Para os noivos que sonham com um casamento tradicional na Igreja Católica, vale a pena ler nosso artigo sobre o ritual da cerimônia religiosa e seu significado.

Porque o sacramento do matrimônio não pode ser desfeito?

Enquanto o casamento civil é como um contrato e logo pode ser desfeito por qualquer uma das partes, com consequências legais para isso, o matrimônio na igreja católica é um laço de amor eterno consagrado por Deus.

É claro que existem algumas raras justificativas que possam levar a nulidade do casamento, tais como a incapacidade psíquica, a não consumação ou a exclusão da fidelidade, por exemplo, mas de um modo geral, a união católica só pode ser desfeita com a morte de um cônjuges.

Pode até parecer exagerado o compromisso indissolúvel até a morte, porém, é preciso reforçar que o casamento católico só tem um real significado para aqueles que realmente acreditam nas doutrinas pregadas pela religião e entendem o amor como um sentimento único, que não se desfaz com o tempo.

Quais são as exigências para casar na Igreja Católica

Ainda que o casamento civil aconteça no âmbito jurídico, ele é necessário e exigido por muitas igrejas católicas para a realização da cerimônia religiosa. Além disso, algumas comunidades também incentivam os noivos a fazerem um curso preparatório para o matrimônio, como forma de compreender suas responsabilidades e confirmar as suas intenções.

No que diz respeito aos documentos exigidos, é comum que as igrejas peçam aos noivos uma cópia da cédula de identidade (RG) dos noivos, a certidão de batismo, protocolo do processo civil e ainda é cobrada uma taxa para a realização da cerimônia.

E aí, o que achou das diferenças entre o casamento civil e na igreja? Deixe seu comentário e aproveite para conferir no site da SJO diferentes artigos religiosos para a celebração de casamentos, batizados e outras cerimônias!

Leia Também   O que oferecer de lembrança no casamento religioso?

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque