Datas Religiosas

Campanha da Fraternidade Ecumênica

Todos os anos a Igreja Católica Apostólica Romana brasileira realiza, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Trata-se de uma ação que tem a missão de despertar nos fiéis e cristãos sentimentos de solidariedade perante os diferentes problemas que assolam nossa sociedade.

A cada edição, a campanha da Fraternidade aborda um tema diferente, buscando a sua solução e fazendo com que a comunidade cristã se una em torno de um objetivo em comum. Agora em 2016, esta ação tem uma característica ainda mais especial: ela será ecumênica. Por isso, nesse post explicaremos quais são as características de uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, qual será o tema deste ano e porque você deve participar desse movimento!

História da campanha da fraternidade ecumênica

A Campanha da Fraternidade teve em início em 1962, quando três padres responsáveis pela Caritas brasileira (um tipo de confraternização humanitária formada por 162 organizações, entre elas, o Brasil) idealizaram uma ação para arrecadar fundos para trabalhos de assistência social. Ela começou em Natal, no Rio Grande do Norte, mas nas campanhas seguintes disseminou-se por 25 dioceses do Nordeste até abranger o país inteiro.

Após 38 anos de sua criação, na edição de 2000, aconteceu a primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica. Como o próprio nome sugere, ela foi a pioneira entre as ações que reuniu não somente as igrejas católicas, como também igrejas cristãs de diferentes doutrinas. Ela foi entregue à responsabilidade do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, do qual pertencem, além da Igreja Católica Apostólica Romana, a Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e a Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Leia Também   As Principais Datas Religiosas Comemorativas

A partir desta data, a Campanha feita de forma ecumênica aconteceu também em 2005 e 2010 e agora chega a sua 4ª edição em 2016.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Para este ano, o tema da Campanha da Fraternidade ficou definido como “Casa comum: nossa responsabilidade”. O principal objetivo em 2016 é o de discutir a situação do saneamento básico em todo país. Segundo o Instituto Trata Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas no país não contam com água tratada e quase 100 milhões estão excluídas do serviço de coleta de esgoto.

Uma das novidades para essa edição é que além das igrejas do CONIC, a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha, também faz parte da organização, o que dará um alcance internacional à campanha.

Gostou do tema? Então, deixe seu comentário, compartilhe em suas redes e continue acompanhando os posts da SJO! Aproveite também para baixar o nosso e-Book gratuito sobre as principais festas celebradas na Igreja Católica

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque