Material Religioso

Calendário Litúrgico da Igreja Católica

O calendário litúrgico da Igreja Católica foi criado para organizar as principais celebrações cristãs. Além de determinar as datas, ele também padroniza todas as cerimônias.

Se você quer saber mais sobre o assunto, veja nesse artigo quais são os tempos litúrgicos que fazem parte do calendário católico!

O que são os tempos litúrgicos?

A liturgia é o que torna possível todo o funcionamento das celebrações cristãs. Ela é a condutora da comunidade, moldando toda a atuação da Igreja Católica, os sacerdotes, os ministros, os fiéis e todas as pessoas envolvidas.

Todas as celebrações cristãs têm ritos a serem seguidos, por isso contam com documentos do vaticano, missal, lecionário e muitos outros livros que conduzem as celebrações de sacramentos, missas e qualquer outro momento religioso.

Por exemplo, se você frequenta uma Igreja Católica Apostólica Romana em São Paulo e, numa viagem, assiste uma missa em Minas Gerais, em uma Igreja também Católica Apostólica Romana, o rito litúrgico será exatamente o mesmo.

Em sua essência, os ritos litúrgicos são praticamente os mesmos, porém, eles têm algumas alterações que acontecem de acordo com os tempos litúrgicos. Os tempos são:

Tempo do Advento

É o primeiro tempo do ano litúrgico. Começa quatro semanas antes da celebração do Natal e, por isso, representa um momento de alegria e expectativa para a chegada do Messias, o Filho de Deus.

Nas duas primeiras semanas do Advento, vivemos a expectativa da segunda vinda do Senhor, a que ele prometeu para a vida eterna.

Nas duas últimas semanas, o coração se enche de alegria e esperança do nascimento de Jesus Cristo. É justamente no dia 24 de dezembro que o tempo do Advento se encerra.

Leia Também   3 Medalhas Católicas e Seus Significados

Tempo do Natal

Depois do tempo Pascal, o Natal é a maior comemoração da vida cristã, que é a data que celebra o nascimento de Jesus Cristo, que veio ao mundo para libertar-nos do pecado.

O tempo do Natal é de alegria. Começa no dia 25 de dezembro e vai até um domingo depois da aparição divina, a celebração do Batismo de Jesus, realizado por João Batista, seu primo.

Durante esse tempo são comemoradas as festas da Sagrada Família, de Maria, Mãe de Cristo e do Batismo de Jesus.

Tempo de Quaresma

Quaresma são os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Cristo. Esse período marca um tempo de retiro, conservação, jejum, abstinência e oração, porque depois desse período Cristo será crucificado.

A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa. Durante esse tempo não há flores na Igreja, nem se canta Aleluia e Glória, e na última semana, as imagens são cobertas com lenços roxos.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal se inicia na Missa da Santa Ceia, na quinta-feira Santa, passando pela sexta-feira da Paixão e morte de Jesus Cristo e finaliza no sábado Santo.

A Sexta-feira Santa celebra a Paixão de Cristo e este dia é o único em que não há nenhuma missa. Na noite do Sábado Santo acontece a vigília Pascal concluindo o Tríduo Pascal.

Tempo Pascal

É o tempo que celebra a data mais importante da Igreja Católica, que é a ressurreição de Jesus Cristo.

Neste tempo, as cores litúrgicas são de festa, geralmente vermelho. Os hinos são de louvor e agradecimento pelo sacrifício de Jesus na cruz. O espírito da comunidade se alegra pela fé na vida eterna.

Leia Também   Tudo Sobre o Mistério da Santíssima Trindade

O tempo pascal dura 50 dias e termina com o domingo de Pentecostes, que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Ascensão, subida ao céu, de Jesus Cristo.

Tempo Comum

Além de todos esses tempos que citamos acima, existe o Tempo Comum. Este tempo é quando podemos colocar em prática todo o ensinamento dos outros tempos. É um tempo de acolher a palavra de Deus, de celebrar o Mistério de Cristo e as memórias da Virgem Maria e dos Santos

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o calendário litúrgico e o significado de cada tempo?
Baixe gratuitamente este e-book completo sobre o Calendário Litúrgico da Igreja Católica, clicando aqui.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque