Como Fazer Uma Ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral?
Curiosidades Religiosas

Como Fazer Uma Ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral?

Com forte representatividade na Igreja, o Conselho Paroquial Pastoral é responsável pela organização e articulações pastorais, além de serem a conexão entre os fiéis e a paróquia. Por este motivo, cabe ao CPP planejar, refletir e conferir toda a ação pastoral da paróquia.

Para que tudo seja feito de forma efetiva e transformadora, o Conselho deve se reunir, pelo menos, a cada dois meses para a atualização dos assuntos que envolvem a paróquia. A ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral registra em um formato lógico todos os eventos abordados e torna-se documentação legal dos assuntos da Igreja.

Saiba, a seguir, como fazer uma ata da reunião de Conselho Paroquial Pastoral.

Primeira parte: anote as informações básicas e mais relevantes

A ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral deve conter informações básicas, como o nome da igreja, data, local, horário, o tipo de reunião que está sendo realizada (especial, de urgência, regular, entre outras), nomes das pessoas presentes e nomes dos membros presentes. Deve-se informar também se o quórum foi atingido (chamamos de quórum quando a maioria dos membros do conselho comparecem).

É importante que esta seção contenha todos os resultados de todas as ações da última reunião e aprovação dessas atas.

Segunda parte: atente-se a todos os registros com exatidão

Nesse segundo momento, determinamos o corpo da reunião. Então, é preciso incluir a recepção dos membros, a abertura e o fechamento da oração. Além disso, cada movimento realizado de forma individual deve ser registrado com exatidão em texto, bem como a contagem de votos e seu respectivo resultado.

É importante ressaltar que a ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral reflete a natureza espiritual da igreja e se torna a sua voz. Por isso, o corpo da ata, quando está preenchido de forma correta e objetiva, inclui todas as ações do início ao fim.

Leia Também   O significado do batismo na Igreja Católica

Parte 3: finalize a ata da Reunião do Conselho Paroquial Pastoral

A última seção da ata de reunião necessita da inclusão de quem indicou a interrupção e horário de fechamento. Nessa parte, também podem ser incluídas as informações básicas que foram registradas na primeira parte: hora, data e local, porém, indicando a próxima reunião de Conselho Paroquial Pastoral. Para validar, é preciso que o secretário assine a ata, mas se o Conselho desejar, o presidente também poderá assinar,. No entanto, vale lembrar que apenas uma assinatura é necessária.

De modo geral, as atas só se tornam oficiais na próxima reunião, quando são aprovadas. Até então, elas são apenas referidas como não oficiais.

Todas as atas devem ser mantidas em uma pasta ou arquivo da igreja para que sejam arquivadas em ordem cronológica.

Ao criar uma ata de reunião de Conselho, evite relatórios extremamente detalhados, contudo, a descrição deve ser suficiente e minuciosa. Lembre-se sempre que o propósito da reunião é o de registrar as ações a serem tomadas.

Agora que você já sabe como fazer uma ata da Reunião de Conselho Paroquial Pastoral, continue a visita em nosso blog e leia também como cuidar das rotinas administrativas da Secretaria Paroquial.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque