As principais datas religiosas comemorativas
Datas Religiosas

As Principais Datas Religiosas Comemorativas

Todo fiel munido de sua fé e adoração ao Senhor se reúne na casa do Pai em busca de respostas, alívio e um contato próximo com a divindade que o ajuda nos momentos mais urgentes e tristes de sua vida, assim como está ao seu lado em todas as conquistas e festividades. Por isso, existem datas religiosas comemorativas que ajudam os fiéis a celebrarem a vida e a história de Deus e seu filho, Jesus Cristo.

Você conhece quais são elas? Nós reunimos todas neste artigo. Tudo para que você continue a adorar a Deus!

Datas religiosas comemorativas: conheça cada uma

 

Domingo de Ramos

Uma festa móvel católica de extrema importância é o Domingo de Ramos, comemorado sempre no domingo que antecede a Páscoa. Nele, comemoramos a entrada de Jesus em Jerusalém que, montado em um jumento, foi recebido com adoração e paixão pelos fiéis, que lançaram seus mantos ou ramos de palmeira para receber o “Príncipe da Paz”.

 

Páscoa

A Páscoa é a maior e mais importante data comemorativa do calendário cristão, pois celebra a ressurreição de Cristo, que acontece 3 dias após sua Crucificação. Dentre as as datas religiosas comemorativas, ela é a mais antiga e a que determina as demais comemorações cristãs móveis, como mostraremos a seguir.

Na Páscoa presenciamos o auge da Paixão de Cristo, precedido pelos dias de Jejum, Orações e Penitências da Quaresma. A data é comemorada sempre no primeiro domingo depois da lua cheia, que acontece no dia 21 de março. Por isso, a data móvel pode ser comemorada entre 22 de março e 25 de abril.

 

Pentecostes

Outra das datas religiosas comemorativas é o Pentecostes, que acontece sempre 50 dias após o domingo de Páscoa e no sétimo dia depois da Ascensão de Jesus. Essa conta acontece porque Jesus ficou 40 dias dando os últimos ensinamentos aos seus discípulos depois da ressurreição, esse período é somado aos três dias na sepultura e aos 7 dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até que o Espírito Santo descesse no Pentecostes.

Corpus Christi

 

Leia Também   Os costumes do Fiel Católico no Natal

A comemoração de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira que sucede o domingo da Santíssima Trindade (comemorado sempre no domingo seguinte ao de Páscoa).

Nesse dia, a participação na Santa Missa é obrigatória aos fiéis que, logo após a celebração, saem em romaria pelas ruas mostrando sua adoração e veneração pública à Eucaristia.

No Brasil, há também o costume de enfeitar as ruas por onde a procissão passa com serragem colorida que cria belos desenhos religiosos.

 

Natal

A segunda data religiosa mais conhecida é o Natal, comemorado todos os anos no dia 25 de dezembro. No início, a data celebrava o nascimento do Deus sol e mais tarde recebeu um novo significado pela Igreja Católica, que prezava pela conversão dos povos pagãos, passando assim a comemorar o nascimento de Jesus.

Quer conhecer mais sobre as datas religiosas? Assine a newsletter da SJO e receba essa e outras informações sobre Fé e religiosidade.

 

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque