Conheça os tipos de cruz e seus significados
Artigos Religiosos

Tipos de Cruz e Seus Significados

A cruz é um símbolo fortemente presente no cotidiano dos cristãos. A cada oração fazemos o sinal da Santíssima Trindade, muitas vezes ao sair de casa ou andar de carro também, fora aqueles que não dispensam o sinal sempre que passam perto de alguma igreja. Deixando o simbolismo de lado, existem várias cruzes, portanto aprenda quais são os tipos de cruz e seus significados.

Tipos de cruz e seus significados: Cruz Tradicional

A cruz tradicional é um dos modelos mais comuns de todo o mundo. Na antiguidade era um instrumento de tortura e morte aos condenados pelos romanos, mas depois de Jesus Cristo ela tornou-se para nós símbolo de fé, ressurreição e vida eterna ao lado do Senhor.

Crucifixo

A palavra crucifixo vem de cruz em Cristo, ou seja, esse símbolo marca a presença de Jesus na cruz em busca da salvação de todos os homens. Em algumas peças também é possível encontrar a inscrição INRI, que significa Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, em português, Jesus de Nazaré Rei dos Judeus.

Cruz de São Bento

Essa é uma peça tradicional que mescla o crucifixo com a medalha de São Bento. Ideal para os devotos fervorosos do Santo, seu significado é ser um símbolo de defesa e proteção dos devotos.

Cruz de Malta

A Cruz de Malta ou Cruz de São João é um símbolo bem conhecido pela história brasileira, tendo em vista que ornamentou boa parte da delegação portuguesa que desembarcou pela primeira vez em nossas terras.

Símbolo também usado pelos Cavaleiros de João, a Cruz de Malta significa Guerreiro Cristão!

Cruz de São Damião

A Cruz de São Damião é uma verdadeira obra de arte com vários significados. O primeiro ponto de observação é que Cristo Crucificado na obra tem os olhos abertos, remetendo sua redenção no alto da cruz.

Além disso, acima e envolta de Cristo existem imagens retratadas em arte, como sua própria Ascensão aos céus, anjos a sua volta, imagens de Nossa Senhora, Santa Maria Madalena, São João Evangelista, entre outros.

O significado da obra em si é a evangelização constante, por meio da vida de Jesus e a persistência e devoção dos Apóstolos e Santos.

Cruz de São Jorge

A cruz por si só é um símbolo extremamente conhecido ao redor do mundo, mas sua variação de Cruz de São Jorge talvez seja um dos símbolos mais famosos e respeitados ao redor do mundo.

Presente em diversas bandeiras, como a da Inglaterra, a Cruz de São Jorge é característica em territórios onde o Santo guerreiro é padroeiro, por exemplo, na ilha da Rainha Elizabeth. Outros territórios também mantêm esse símbolo de fé e força, como a Grécia, Barcelona, Georgia, Piemonte e Sardenha.

Gostou do nosso artigo? Aprenda mais sobre os tipos de cruz e seus significados assinando nossa newsletter, no campo destacado da página.

Você também vai gostar de ler:

Leia Também   Dicas de Mini Terço Para Lembrancinha

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque