Conheça o significado do crucifixo
Artigos Religiosos

Qual o Significado do Crucifixo?

Muitas vezes, durante os momentos de dificuldade, nós não entendemos, mas todos os planos de Deus são perfeitos. Prova disso foi a vinda de seu Filho Jesus a terra, para ser elevado aos céus através da cruz, garantindo nossa salvação. Símbolo de fé venerado por todos os cristãos desde o povo antigo, o próprio Papa Francisco definiu no ano passado que “O Evangelho, o Crucifixo e a Fé são como caminhos para aqueles que ainda querem ver Jesus e estão procurando o rosto de Deus”. Aprenda a seguir qual é o verdadeiro significado do Crucifixo.

Significado do Crucifixo

Na história, como é sabido, a cruz era um objeto de tortura usado para punir as pessoas na antiguidade, inclusive o próprio Cristo. O sofrimento carnal de Jesus foi tremendo, pois ele foi julgado e humilhado pelo Sinédrio, condenado por Pôncio Pilatos a ser flagelado, carregou sua própria cruz na subida do Calvário e, ao final do percurso, foi executado.

A palavra crucifixo significa Cruz de Cristo, local onde Jesus salvou toda a humanidade e foi elevado aos céus, para ficar ao lado de seu Pai. Depois deste ato de amor supremo, o crucifixo passou a ser símbolo sagrado para nós, sendo venerado de geração em geração, dentro e fora das Igrejas.

O crucifixo é composto pela cruz de madeira, Jesus pregado à cruz, e uma tabuleta que contém a inscrição INRI (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum), em português: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus.

Definição pelo Papa Bento XVI

Segundo Bento XVI, “em nenhum outro lugar do mundo o homem consegue compreender melhor o quanto ele é importante, a não ser olhando para o espelho da cruz”.

Sendo assim, o significado do crucifixo é um lembrete do sofrimento do Filho e do amor supremo do Pai perante nós, e precisamos lembrar sempre disso para reforçar a nossa fé em todos os momentos. Por isso, em cada igreja é possível localizar um crucifixo, além de locais como hospitais e lares.

Jesus percorreu os seus caminhos pelo mundo todo para levar a palavra de seu Pai para vários povos. Mas o seu verdadeiro caminho já estava traçado muito antes Dele nascer, e esse caminho era o da cruz.

Jesus escolheu seu ato supremo na Cruz para salvar todos os homens e despertar o amor da Santíssima Trindade em todos nós. Por isso, até os dias de hoje, somos gratos a esse ato de amor. Inclusive, no dia 14 de setembro nós comemoramos a festa da Exaltação da Santa Cruz.

Entendeu o verdadeiro significado do crucifixo? Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e professe sua fé com seus amigos.

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque