Curiosidades Religiosas

A celebração do batismo na Igreja Católica

O batismo representa o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica e é considerado como um rito de passagem. Ele significa a bênção divina quando a criança inicia a sua fé e vida cristã, tornando-se um discípulo de Cristo e abrindo seu caminho para a salvação. Tornou-se bem tradicional no Brasil – que é um dos países mais católicos do mundo – e representa também um momento de comemoração, unindo amigos e familiares. Saiba mais sobre a celebração do batismo na Igreja Católica a seguir!

Conheça os principais elementos do batismo na Igreja Católica

A celebração do batismo na Igreja Católica possui em sua cerimônia diversos elementos. Veja os principais:

Água sagrada e óleo

O batismo inicia-se quando a madrinha leva a criança em seus braços até a pia batismal. Com uma jarra, o padre derrama água sagrada na cabeça do batizando, dizendo as preces do batismo. O gesto representa vida nova e é a confirmação de que a criança está batizada. Em algumas igrejas, o padre usa óleo catecúmeno no peito do batizando, pedindo que a força de Cristo penetre em sua vida.

Vela

A vela simboliza Cristo como a Luz do Mundo. Durante a cerimônia, a madrinha carrega o batizando em seus braços e ele recebe simbolicamente a vela acesa do Círio Pascal de seu padrinho.

Roupa branca

Geralmente, o batizando usa roupas brancas, simbolizando pureza. Em alguns casos, o mandrião – que é uma veste tradicional de batismo, passada de geração para geração – também é utilizado. Além disso, as vestes também podem ser escolhidas pela madrinha.

Entenda o papel dos padrinhos para o batismo na Igreja Católica

Os padrinhos assumem a tarefa de garantir que o batizando siga a doutrina cristã a partir do momento em que o batismo é concretizado. Eles são responsáveis por continuar os estudos do catolicismo na vida da criança até ela atingir a idade adulta. Os padrinhos são geralmente pessoas próximas da família e religiosas. No caso de padrinhos casados, é exigido que a união tenha sido feita na Igreja Católica.

Leia Também   Qual o significado das correntes para consagração a Virgem Maria?

A idade certa para realizar o batismo na Igreja Católica

A Igreja Católica recomenda que o batismo seja realizado o quanto antes, de preferência nos primeiros meses de vida da criança. Entretanto, crianças de diversas idades podem receber o batismo. A partir dos sete anos, a preparação é feita na Catequese Paroquial.

Principais efeitos da celebração do batismo

O batismo dá a graça santificante, que é a presença de Deus no coração. Somente com o batismo é possível receber outros sacramentos.

A celebração do batismo na Igreja Católica é absolutamente necessário para a salvação, pois, segundo a bíblia, só entra no céu quem for batizado. Vale ressaltar que crianças que morrem antes de terem sido batizadas, a Igreja as confia à misericórdia de Deus.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para ver também nosso artigo com dicas de 6 lembrancinhas para batizado, que prometem deixar essa cerimônia ainda mais especial!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque