Santos Católicos

Os 7 santos mais populares do Brasil

O Brasil é, até hoje, o maior país católico do mundo. Segundo o último censo do IBGE, 64,6% da população nacional, algo em torno de 123 milhões de brasileiros, seguem a religião católica. Com isso, não é de se estranhar que exista em nosso país uma grande quantidade de santos, que podem ser pouco ou mais conhecidos, de acordo com cada uma das regiões.

Pensando nisso, mostraremos neste post quais são os 7 santos populares do Brasil, falaremos sobre as suas respectivas histórias e porque eles são alvo de tamanha devoção!

7ª – Nossa Senhora de Fátima

A sétima Santa mais popular no Brasil é, sem dúvidas, a Nossa Senhora de Fátima. Trata-se de uma das designações atribuídas à Virgem Maria, Mãe de Deus.
Ainda que, segundo conta a história, as aparições de Nossa Senhora de Fátima tenham acontecido em Portugal, na cidade de Fátima, no ano de 1917, esta imagem se popularizou entre os fiéis brasileiros. Seja por causa da já predominante devoção à Nossa Senhora Aparecida, pela grande colônia portuguesa no Brasil ou até mesmo por ter repassado uma mensagem em nossa língua original para três pequenos pastorinhos, a verdade é que os católicos por aqui sentem verdadeiro apreço por Nossa Senhora de Fátima!

6º – São Jorge

Ainda hoje, tem muita gente que não sabe ao certo se São Jorge é ou não um Santo da Igreja Católica. Pode acreditar que sim, tanto que o dia 23 de abril está marcado no calendário litúrgico em sua homenagem.
A devoção a São Jorge começou ainda nos primórdios da Igreja, sendo que ele foi decapitado e sepultado no século IV. Segundo diz a tradição, o Santo foi perseguido e condenado por renegar os deuses cultuados no império.

Leia Também   Conheça a história por trás da popularidade de Santa Terezinha

5º – São José

Não é difícil de compreender porque São José atraí a devoção de tantos fiéis católicos aqui no Brasil. Ele foi o pai “adotivo” de Nosso Senhor Jesus Cristo e patriarca da Sagrada Família.
Mesmo diante de sua inegável importância para o catolicismo, São José começou a ganhar popularidade há cerca de 2 séculos, principalmente quando o Papa Pio IX, em 1870, o proclamou Padroeiro da Igreja Universal.

4º – Jesus Misericordioso

A devoção a Jesus Misericordioso está relacionada à aparição de Cristo, já no século XX, para Santa Faustina. Nessas aparições, Jesus prometeu à Santa que concederia graças a quem rezasse o seu Terço, que ficou conhecido como Terço da Misericórdia, e que este seria o caminho para a salvação de almas perdidas.

3º – Santo Antônio

Santo Antônio é um dos santos populares do Brasil que mais atraí devotos no mundo todo, e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Sua fama geralmente está atrelada ao de santo casamenteiro, mas, na verdade, ele é muito mais do que isso, sendo considerado o padroeiro, principalmente, dos fracos e oprimidos.
O dia de sua morte, 13 de Junho, é dedicado a ele, tornando-o um dos santos juninos. E graças às inúmeras ações e milagres que lhe são atribuídos, ele é um dos santos mais amados do cristianismo.

2ª – Nossa Senhora das Graças

Assim como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças também é uma designação atribuída à Virgem Maria. Ela está relacionada às aparições de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré, em Paris, na França, durante o século XIX.
Em suas visões, Santa Catarina ouviu de Nossa Senhora o pedido de que fosse feita uma medalha, com sua imagem, e quem a carregasse receberia grandes Graças.

Leia Também   Quem foi Santa Rita de Cássia

1ª – Nossa Senhora Aparecida

Entre os santos populares, podemos dizer que nenhuma imagem é tão conhecida e adorada no Brasil quanto a de Nossa Senhora Aparecida. Tal devoção é explicada pelo fato da Virgem Maria ter aparecido no Brasil, na forma de uma imagem negra, justo em uma época em que a escravidão imperava no país.
Essa aparição ocorreu em 1717, quando pescadores se lançaram ao mar e encontraram o corpo e a cabeça da imagem da Santa, separadamente, e depois disso foram abençoados com uma pescaria farta.
Com o tempo, a fama da imagem ganhou forças até ser reconhecida no mundo todo. O local onde foi encontrada, transformou-se no município de Aparecida, onde está situado o maior santuário católico da América Latina.

Se você quer conhecer outros Santos da Igreja, ou quer saber mais sobre alguma devoção católica, deixe seu comentário aqui no Blog! Aproveite também para conhecer os artigos religiosos da SJO, com imagens dos mais adorados da igreja católica!

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque