Santos Católicos

5 motivos pelos quais fiéis são devotos a Santo Antônio

Um dos Santos mais populares da Igreja Católica, tanto no Brasil como no mundo todo, é, certamente, Santo Antônio. Chamado Fernando Antônio de Bulhões, Santo Antônio nasceu em Lisboa, no ano de 1195 e deu início à sua vida religiosa na Congregação dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde se tornou frade.

Santo Antônio morreu novo, com apenas 36 anos, mas mesmo com seus poucos anos de vida ele foi capaz de nos deixar um legado de ensinamentos, de amor ao próximo e, até hoje, a devoção por ele só cresce. Por essa razão, separamos aqui os 5 motivos pelos quais os fiéis são devotos a Santo Antônio e por que este personagem é tão importante para igreja católica.

1. Luta pela justiça e valorização dos humildes

Muitas devotos a Santo Antônio não sabem, mas este santo nasceu em uma família nobre e, mesmo contrariando as vontades de seu pai, tornou-se frade.

Mais do que dedicar a sua vida ao catolicismo, Santo Antônio também foi um grande defensor dos pobres e grande parte de suas pregações eram preparadas para alcançar os povos mais humildes.

2. Ótimo pregador

Santo Antônio era reconhecido como um grande intelectual e um estudioso dedicado à teologia. Mas, além da sua facilidade em compreender os temas mais complexos relacionados à religião, ele também tinha um dom único de saber transmitir todo esse seu conhecimento até para as pessoas mais humildes.

Foi graças à essa habilidade que Santo Antônio conseguiu converter muitos povos, fez crescer a fé cristã e reforçou sua popularidade principalmente entre a população mais carente.

3. Seu legado escrito

Além do seu dom para a oratória, Santo Antônio também deixou um vasto legado de sermões que foram escritos para as diferentes festas católicas que acontecem ao longo do ano. Ao todo, são 77 belos textos que deixam explícita a sua clareza em tratar dos assuntos pertinentes à religião e que ajudaram a conquistar a admiração e devoção de muitos fiéis, mesmo após a sua morte.

Leia Também   15 Artigos Religiosos para Devoto de Nossa Senhora Aparecida

4. Santo Antônio, o Santo Casamenteiro

Apesar de Santo Antônio não ter escrito nenhum sermão específico falando sobre o matrimônio, ele é tido até os dias de hoje como o santo casamenteiro. Tal fama surgiu porque ele ajudava as moças mais humildes a conseguirem um dote e enxoval para poderem se casar.

Com o passar dos anos, essa reputação foi fortalecida pelos relatos de fiéis que rezavam para o Santo e conseguiam realizar o tão sonhado casamento.

5. Santo dos Milagres

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, Santo Antônio não é apenas o Santo casamenteiro; ele também é o padroeiro dos pobres e das coisas perdidas.

Tanto em vida quanto depois de sua morte, inúmeros milagres foram atribuídos a ele e as orações em seu nome são tidas como poderosas para aqueles que precisam da ajuda e do apoio religioso.

Agora que você já entende melhor os motivos da popularidade deste personagem, aproveite para ver a coleção de artigos religiosos dedicados a Santo Antônio no site da SJO!

 

Você também vai gostar de ler:

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque