medalhas catolicas e seus significados
Material Religioso

3 Medalhas Católicas e Seus Significados

Para os fiéis, ter seus santos de devoção sempre por perto é essencial. Para isso, muitos costumam usar medalhas católicas e até mesmo dá-las de presente à amigos, familiares ou convidados de batizado, crisma e casamentos. As medalhas representam a fé de cada pessoa e seu compromisso com uma vida de devoção, respeito e aprendizados das virtudes mostradas por Jesus aos seus irmãos.

No entanto, nem todo mundo sabe quais os significados dessas medalhas católicas. Nesse artigo, falaremos das mais populares dentro do universo católico.

Entenda o significado da palavra “medalha”

Para falarmos das medalhas católicas, é preciso primeiro entendermos o motivo pelo qual essa peça é tão usada entre os fiéis.

A palavra medalha tem origem italiana (medaglia) e significa: Objeto redondo, ovalado e metálico que traz com ele um emblema, inscrição ou imagem de um feito importante ou pessoas que realizaram grandes obras em suas vidas.

Os atletas, por exemplo, ganham as medalhas como consagração de suas vitórias, os soldados por suas ações e os religiosos pela sua importância diante da humanidade e catolicismo.  

Conheça os significados das medalhas católicas

Mesmo que não sejam itens que todos os cristãos necessitem ter, as medalhas católicas podem trazer paz espiritual, sendo um acessório repleto de simbolismo para os fiéis. Vale lembrar que cada uma possui significado diferenciado, baseado no santo que homenageiam.

Conheça algumas delas:

 

1. Medalha de São Bento

 

A medalha de São Bento é uma das mais populares entre os fiéis. Tradicional, ela possui o símbolo da cruz e oração de São Bento, representada pelas inscrições:

  • CSP (Cruz Sancti Patris Benedicti;
  • CSSML (Crux Sacra Sit Mihi Lux);
  • NDSMD (Non Draco Sit Mihi Dux);
  • VRS (Vade Retro Satana);
  • NSMV (Nunquam Suade Mihi Vana);  
  • SMQL (Sunt Mola Quae Libas);
  • IVB (Ipse Venana Bibas).

2. Medalha de Santo Antônio

Conhecido como Santo Casamenteiro, Santo Antônio foi um servo de Deus que, por ser franciscano, também converteu muitas pessoas ao catolicismo. Sua medalha é usada tanto para celebrar o desejo de se unir em matrimônio quanto por quem busca uma vida desprendida e simples.

 

Leia Também   Como Organizar o Arquivo Paroquial e os Livros

3. Medalha de Nossa Senhora das Graças

 

Para muitos, a medalha de Nossa Senhora das Graças é o símbolo mais puro e bonito que um fiel usa para mostrar como ele carrega vivo, dentro de si, todo o amor e ensinamentos de Maria. É portanto, uma maneira de demonstrar à devoção à Virgem, usada com uma vida de virtude e fé.

A imagem de Maria, em pé em um globo terrestre, mostra que Nossa Senhora é também Rainha da Terra. Além disso, Ela esmaga em seu pé a serpente, que representa todo o mal. Por isso, seu significado é intenso para os católicos.

Na SJO você encontra essa e outras medalhas católicas para presentear. Acesse nosso site e encontre a peça de seu santo de devoção.

 

 

 

 

Cadastre-se para receber

notícias e promoções.

Comentários

Loja SJO - Produtos em Destaque